top of page
Foto do escritorFamília na Trilha

Parque Temático Ambiental dos Sabiás

Vista aérea do Parque dos Sabiás, mostrando o Horto Florestal, Escola do Meio Ambiente e açude.

O Parque Temático Ambiental dos Sabiás está localizado no bairro Forquilhas, no interior de São José, a aproximadamente 20 quilômetros do centro de Florianópolis. É um local pouco conhecido mas que reserva uma experiência incrível em meio a natureza regenerada e preservada. O Parque dos Sabiás conta com trilha ecológica e horto florestal, açude, parque infantil, além de abrigar a Escola Municipal de Meio Ambiente.

À medida que você vai se aproximando do parque, vai percebendo a paisagem mudando. De grandes cidades, aos poucos vamos nos sentindo mais próximos do interior. Paisagens rurais, com pastagens e animais de criação que nos remetem a outras regiões ou até outros tempos.


O Parque Ambiental dos Sabiás

O parque foi criado em 26 de janeiro de 2000, com uma área de 35 hectares e tem por objetivos: 

I - Preservar o patrimônio natural representado pela fauna, flora e paisagem, de modo que possa ser utilizado como área de interesse ecológico, educação ambiental e pesquisa científica;


II - Aproveitar as condições peculiares de sua paisagem natural e cultural para o adequado desenvolvimento de atividades educativas, de lazer e recreação;


III - Produzir mudas de árvores nativas e exóticas no sentido de reflorestamento de áreas degradadas ou recomposição de flora nativa.


Escola do Meio Ambiente

Crianças no Parque dos Sabiás, sentadas durante uma pausa para lanche.

A principal iniciativa para sua criação estava em proporcionar à população, especialmente às crianças, um local para promover a educação ambiental. Justamente por esse motivo, no local, foi criada e instalada a Escola Municipal do Meio Ambiente, que rotineiramente recebe alunos da rede municipal de ensino para realizar atividades que aprimorem a consciência ambiental das crianças e consequentemente disseminando de forma orgânica a importância da preservação ambiental para a sociedade.


Horto

Horto Florestal de São José SC

O Horto Municipal é responsável pela produção de mudas de árvores, arbustos, flores e plantas ornamentais que são utilizadas em áreas públicas de São José, como praças, parques e ruas. Seu trabalho vai além da ornamentação urbana, contribuindo também para a recuperação de áreas degradadas, o que é essencial para manter o equilíbrio ecológico da região. O horto fornece mudas para iniciativas de reflorestamento, ajudando a restaurar ecossistemas e a proteger a fauna e flora nativa.


Atenção!!

Infelizmente no atual momento (escrevemos este post em agosto de 2024) o parque apenas abre de segunda a sexta feira, das 8 horas às 17 horas. Se você é morador de São José, pode ser mais uma voz a pedir ao poder público que considere a abertura do espaço também aos finais de semana.


A trilha

No Parque Temático Ambiental dos Sabiás há uma trilha circular com aproximadamente 1,6 quilômetros, calçada em boa parte do trajeto, pelo qual pode-se apreciar toda a exuberância da mata atlântica em regeneração. Quase todo o caminho passa ao lado de um pequeno riacho com a água fluindo sobre pedras e galhos, criando um som que varia em intensidade. Em alguns pontos, o fluxo é mais rápido, produzindo um som cristalino e borbulhante, enquanto em outros, é mais lento, gerando um ruído suave, quase sussurrado. Ao se misturar com o canto dos pássaros e o farfalhar das folhas ao vento compõe uma sinfonia natural que evoca paz e tranquilidade.

Durante o trajeto algumas espécies chamam a atenção, como avencas, embaúbas, helicônias, figueiras, tucuns, psycotrias, araçás, pitangas, bambus… Já entre os pássaros destacam-se os sabiás, saíras, cambacicas e beija-flores.


A caminhada ocorre por um terreno plano, com uma leve inclinação. Subida na ida, descida na volta, com degraus em alguns pontos. Nos trechos com piso calçado, atenção especial para evitar escorregar. Em alguns pontos a umidade forma uma camada de limo que deixa o piso liso.


Banho de Floresta

Acreditamos que o Parque dos Sabiás seja um local fantástico para praticar o Banho de Floresta ou shinrin-yoku. Reserve um tempo para praticar essa atividade. Caminhe lentamente pela floresta, respirando profundamente e absorvendo a energia do ambiente natural. Atenha-se aos detalhes, ative todos os seus sentidos: perceba as diferenças nas tonalidades, nos formatos das folhas, dos sons enquanto caminha. É uma excelente maneira de reduzir o estresse, a ansiedade por se conectar com o momento presente e reconectar-se com a natureza.

Para saber mais, leia o post específico sobre esse tema que escrevemos aqui no blog.


Dicas

Para garantir uma experiência inesquecível e sustentável no Parque Temático Ambiental dos Sabiás, lembre-se de que a vida selvagem é parte vital do parque. Mantenha uma distância respeitosa dos animais e, por favor, não os alimente. Isso ajuda a manter o equilíbrio natural e a segurança tanto deles quanto dos visitantes. Caminhar pelas trilhas é um prazer, mas faça isso sempre nos caminhos demarcados. Respeitar esses limites é fundamental para proteger as plantas e os pequenos habitantes do parque que podem não ser visíveis à primeira vista.


Ao desfrutar da beleza do parque, não se esqueça de levar seu lixo de volta com você ou descartá-lo corretamente nas lixeiras, inclusive cascas e sementes. A preservação do ambiente também depende de pequenos gestos como esse. E falando em proteger a natureza, colete apenas memórias: deixe as flores, as folhas e qualquer material natural onde estão. Eles têm um papel importante no ecossistema do parque.

Família aproveitando a caminhada no Parque dos Sabiás.

Se você for praticar atividades físicas ou simplesmente relaxar, lembre-se de que há áreas específicas para cada tipo de experiência. Ruídos altos podem perturbar tanto os outros visitantes quanto os animais, então, mantenha um tom de voz baixo e respeitoso, caixas de som, nem pensar. A fumaça de cigarros e as bebidas alcoólicas não combinam com o ar puro do parque.


Caso esteja visitando o parque com crianças, mantenha-as sempre por perto, ensinando-as a valorizar e respeitar o ambiente ao redor. Para grupos grandes ou eventos, agende sua visita antecipadamente, permitindo que o parque organize tudo da melhor forma para você.


Ao final de sua visita, respeite o horário de fechamento. O parque precisa de seu descanso também! Assim, ao seguir essas regras simples e práticas, você estará ajudando a preservar esse ambiente tão especial para que outros também possam desfrutá-lo. E, acima de tudo, aproveite cada momento de tranquilidade e beleza que o Parque dos Sabiás oferece.

182 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page