Quando a previsão do tempo para o final de semana não está boa a ponto de inviabilizar nossas trilhas, adoramos assistir filmes e séries. Ao escolher o título, com frequência chegamos a filmes que nos inspiram, que trazem histórias de convivência com a natureza.
Imagens de paisagens incríveis, animais em seu habitat e aquela vegetação exuberante enchem nossos olhos e alma de boas emoções, nos trazem ideias e nos fazem sentir vontade de visitar alguns lugares. Já assistimos muitos filmes com essa temática ou que simplesmente se passam em locais bonitos, por isso, elaboramos uma lista com algumas indicações. Quem ama estar na natureza vai curtir.
Apresentamos a classificação indicativa do filme conforme definido pelo Ministério da Justiça brasileiro, mas também colocamos nossa opinião sobre a possibilidade das crianças assistirem, afinal o próprio Ministério da Justiça recomenda que os pais e responsáveis assistam e conversem com os filhos sobre os conteúdos e temas abordados na mídia.
Vamos tentar a todo custo escrever sinopses dos filmes, incluindo nossas visões pessoais. Sabemos que é uma missão muito difícil escrever sem deixar nenhum spoiler, nos desculpem se cometermos esse deslize. Vamos lá!
Começamos pelas animações.
Lorax: Em busca da trúfula perdida
Essa animação conta uma história que acontece no futuro, no qual a natureza foi extinta e as pessoas vivem em uma sociedade artificial, repleta de plástico e alimentos industrializados. Motivado pelo desejo da garota dos seus sonhos em conhecer uma árvore de verdade e guiado por uma criatura muito inteligente, um menino tenta a todo custo encontrar realizar o desejo da sua paixão.
Um desenho maravilhoso com muita cor e com uma pegada ecológica que nos faz refletir sobre nossos hábitos de consumo.
Ficha técnica
30 de março de 2012 / 1h 27min / Animação, Comédia, Família
Direção: Chris Renaud, Kyle Balda
Roteiro Dr. Seuss, Ken Daurio
Elenco: Julio Chaves, Danny DeVito, Cláudio Galvan
Título original Dr. Seuss' The Lorax
Classificação indicativa: Livre
Um filme para a família ver junto, várias vezes!
Up: Altas aventuras
Um velho vendedor de balões descobre que a especulação imobiliária do seu bairro está ameaçando sua casa. Após um incidente o velhinho é considerado uma ameaça a sociedade, então ele decide realizar uma jornada para a América do Sul de uma forma muito inusitada. O grande objetivo é realizar o grande desejo de sua amada.
Esse é um dos nossos desenhos favoritos porque tem uma linda história de amor que resiste ao tempo e porque se passa em uma natureza exuberante. Adoramos.
Ficha técnica
4 de setembro de 2009 / 1h 35min / Animação, Família, Fantasia
Direção: Pete Docter, Bob Peterson
Roteiro Pete Docter, Bob Peterson
Elenco: Chico Anysio, Edward Asner, Duda Ribeiro
Título original Up
Classificação indicativa: Livre
Mais um filme para a família inteira, sem moderação.
Capitão Fantástico
Um dos nossos filmes preferidos. Trata-se de uma família que preocupada com os rumos da sociedade moderna busca se isolar no meio da floresta. Com um estilo de vida singular, os pais impõe uma rotina pesada de estudo e exercícios físicos que tornam seus filhos muito diferenciados, porém a ausência de contato com outras pessoas ocasiona a inevitável dificuldade de socialização.
Adoramos esse filme porque traz questões que muito nos incomodam, como a necessidade de uso intenso de redes sociais e a alimentação industrializada e a busca da família por um estilo de vida mais saudável em meio à natureza. Então, a dificuldade enfrentada pela família também nos atinge fortemente. Encontrar o equilíbrio para essa situação é o nosso objetivo.
Depois de assistir o filme, recomendamos ouvir o podcast do Cinemação, que traz uma discussão muito esclarecedora com uma análise crítica sobre o filme e o estilo de vida da família.
Ficha técnica
22 de dezembro de 2016 / 1h 58min / Comédia dramática
Direção: Matt Ross
Roteiro Matt Ross
Elenco: Viggo Mortensen, Frank Langella, George MacKay
Título original Captain Fantastic
Classificação Indicativa: 14 anos
Nossa Análise
Nós assistimos esse filme com as três crianças, excetuando algumas cenas de caça, uso de facas e o pai fornecendo vinho aos filhos. Logicamente, há a necessidade de explicar aos menores a singularidade daquela família e das situações a que se submetem.
Na natureza selvagem
Esse filme é baseado na vida de Cris McCandless, um jovem que após formado decide mudar radicalmente de vida, abandonando muitos bens materiais e vivendo como andarilho, conhecendo diversas pessoas com as quais faz interações tão intensas que alteram a vida dos envolvidos. Durante a sua jornada ele busca ir até o Alasca.
Esse longa nos faz pensar nos valores que damos para alguns bens em detrimento das conexões com as pessoas e com a natureza. Destacando a importância de se viver com simplicidade.
Ficha técnica
14 de março de 2008 / 2h 28min / Aventura, Drama, Biografia
Direção: Sean Penn
Roteiro Sean Penn
Elenco: Emile Hirsch, Marcia Gay Harden, William Hurt
Título original Into the Wild
Classificação indicativa: 12 anos.
Nossa Análise
Assistimos esse filme com as crianças e não vimos restrições para elas.
Sem rastros
Neste filme a temática é de um pai e uma filha que moram em um parque dos Estados Unidos até que as autoridades descobrem e os manda para a assistência social. A mudança de estilo de vida gera muitos conflitos internos nos personagens que precisam encontrar a melhor maneira de resolver essa situação.
Esse filme também nos instiga a pensar no estilo de vida que queremos, nos problemas que a vida em sociedade ou a vida isolada acarretam e a busca constante pelo equilíbrio.
Ficha técnica
2 de junho de 2019 / 1h 49min / Drama
Direção: Debra Granik
Roteiro Debra Granik, Anne Rosellini
Elenco: Thomasin McKenzie, Ben Foster, Jeff Kober
Título original Leave No Trace
Classificação indicativa: Não encontramos
Nossa Análise
Assistimos esse filme com as três crianças e não vimos nenhuma restrição.
Livre
Uma mulher após a perda de sua mãe, de um divórcio e do uso de drogas busca se reencontrar em uma jornada solitária pela Pacific Crest Trail, uma trilha de mais de mil quilômetros pela costa oeste dos Estados Unidos.
Sem nenhuma experiência com esse tipo de atividade ela passa alguns apuros enquanto vai descobrindo sua força interior.
Um lindo filme, com paisagens incríveis e que acaba sendo motivador.
Ficha técnica
15 de janeiro de 2015 / 1h 56min / Drama, Biografia
Direção: Jean-Marc Vallée
Roteiro Nick Hornby
Elenco: Reese Witherspoon, Gaby Hoffmann, Laura Dern
Título original Wild
Classificação Indicativa: 16 anos.
Nossa Análise
Só os adultos assistiram esse filme. Acreditamos que os maiores possam assistir com a nossa supervisão. Há algumas cenas de sexo e uso de drogas.
O caminho
Enquanto percorria o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, um jovem acaba falecendo. Seu pai então decide realizar a jornada e busca de alguma forma superar a perda. No trajeto encontra outros peregrinos com os quais cria uma conexão que acaba influenciando a maneira de pensar de todos. Uma reflexão sobre companheirismo e superação.
Ficha técnica
2011 / 2h 08min / Comédia , Aventura, Drama
Direção: Emilio Estevez
Roteiro Emilio Estevez
Elenco: Martin Sheen, Emilio Estevez, Deborah Kara Unger
Título original The Way
Classificação indicativa: 12 anos
Nossa Análise
Assistimos apenas os adultos, há consumo de drogas, mas não vemos restrição para os pequenos desde que acompanhados.
No coração da montanha
Esse é um filme antigo, mas muito bom. Conta a história de dois alpinistas, um novato e um mais experiente que lutam para conquistar o cume de uma das montanhas mais difíceis de ser escalada, o Cerro Torre na Patagônia. O que impressiona muito neste filme são as incríveis imagens das escaladas realizadas sem dublê.
Ficha técnica
Direção: Werner Herzog
Ano: 1991
País: França, Canadá, Bélgica, Alemanha
Gênero: Drama
Duração: 105 min. / cor
Título Original: Cerro Torre: Schrei aus Stein
Título em inglês: Scream of Stone
Classificação indicativa: Não encontramos
Nossa Análise
Faz um tempo que assistimos esse filme, mas não lembramos de cenas que inviabilizem os maiores de assistir.
Dersu Uzala
Esse filme é muiiito antigo, mas com uma pegada muito boa para os amantes do cinema. Conta a história de um militar russo que é enviado à Mongólia para explorar a região. Lá ele conhece um experiente caçador chamado Dersu Uzala e eles acabam criando uma forte amizade. Não é um filme com muita ação, mas traz muita reflexão sobre a diferença entre a vida na cidade e em meio à natureza.
Ficha técnica
1976 / 2h 25min / Aventura, Drama
Direção: Akira Kurosawa
Roteiro Akira Kurosawa, Vladimir Arsenyev
Elenco: Maksim Munzuk, Yuri Solomin, Svetlana Danilchenko
Classificação indicativa: Não encontramos
Nossa Análise
É um filme que pode ser assistido por toda a família, mas dificilmente as crianças conseguirão aguentar porque não é um filme de ação, sendo muito reflexivo.
Agora que você conheceu alguns filmes, prepare a pipoca, junte a família e aproveite. Ahhhh, e se sentiu falta de algum filme ou série, escreva nos comentários, também queremos conhecer outras opções.
Comentários